
Workshop de Culinária Macrobiótica – Raízes Portuguesas
Uma das críticas feitas à Macrobiótica é a de utilizar produtos e confecções dos mesmos inspiradas na cozinha japonesa.
Eu adoro cozinha japonesa, comprei os livros Mayumi’s Kitchen: Macrobiotic Cooking For Body And Soul, The One Peaceful World Cookbook e Kansha: Celebrating Japan’s Vegan and Vegetarian Traditions, por causa desse meu fascínio.
No entanto, no meu dia-a-dia, a maioria dos pratos que confecciono vão buscar conhecimentos de base da cozinha tradicional portuguesa, que é riquíssima e capaz de fazer as delícias de qualquer turista que nos visite.
Perdemos a capacidade de cozinhar sem utilizar produtos de origem animal em grande quantidade (a cozinha evoluiu de forma muito má, e os grandes Chefs abusam na quantidade de produtos de origem animal). Mas, em Portugal, há mais de 100 anos atrás as nossas refeições eram muito equilibradas, contendo cereais, vegetais, leguminosas, frutas da época e alguns fermentados típicos nossos.
É possível recuperar essas receitas? É possível cozinhar refeições que seguem os princípios da macrobiótica e que sabem à comida que os nossos avós comiam? Sim!
O que vamos fazer?
Um menu completo e delicioso (sopa, prato com vários acompanhamentos e sobremesa) com ingredientes de origem maioritariamente local e biológica. Os ingredientes são totalmente de origem vegetal.
O que é que está incluído
- A refeição que prepararmos (almoço).
- Muitas explicações sobre como fazer pequenas alterações que nos permitem fazer menus diferentes com ingredientes semelhantes.
- Um Guia com um resumo da perspectiva macrobiótica destas receitas.
Em caso de desistência:
- Haverá lugar a reembolso quando a desistência for comunicada até ao 7º dia útil (inclusive) antes do WS.
- Se a desistência for comunicada entre o 6º e o 3º dia útil (inclusive) antes do WS, dará origem a um crédito para outro WS.
- Se a desistência for comunicada com 2 ou menos dias úteis de antecedência, não haverá lugar a qualquer reembolso ou crédito.
