Feijão Azuki com Abóbora (e como fazer uma marmita equilibrada e deliciosa)

Feijão Azuki com Abóbora (e como fazer uma marmita equilibrada e deliciosa) - Mil Grãos

Índice

Hoje a receita de Feijão Azuki com Abóbora. Este feijão foi introduzido no Ocidente pela Macrobiótica.

Quem já viu o filme Uma Pastelaria em Tóquio”, lembra-se que o recheio dos Dorayaki1Duas panquecas recheadas com doce de feijão azuki eram feitos com uma pasta de feijão azuki doce.

Dorayaki - Feijão Azuki - Mil Grãos

No filme, Toku2a senhora de idade já avançada e com problemas de saúde fala destes feijões de uma forma tão bonita e trata-os com deferência e cuidado, enquanto ensina Sentaro3o pasteleiro a fazer um recheio para os Dorayaki de sabor inigualável,  (chorei “baba e ranho” nessa cena do filme e em muitas outras…).

Este feijão Azuki cresce muito bem no nosso clima (que tem parecenças com o clima Japonês) e tem propriedades terapêuticas para os rins, a ponto de se fazer chá de feijão azuki para os reforçar e tratar. Mais do que falar de que é rico em fibra e em proteína, gostava que o vissem e sentissem como é forte, contraído, pequenino (e lindo).

Feijão azuki com abóbora - Mil Grãos

Mas vamos falar também de marmitas. Eu trago todos os dias a minha marmita para o trabalho. Desta forma:

  • sei o que como,
  • consigo variar imenso e
  • poupo dinheiro em refeições de qualidade duvidosa.

Para a fazer uma marmita coloco habitualmente um cereal, vegetais cozinhados de diversas formas e uma leguminosa ou derivados desta. Gosto de colocar as coisas separadamente e gosto de trazer numa caixa à parte vegetais crus e/ou chucrute. Insisto em trazer sempre algum vegetal doce na marmita (abóbora, cenoura, cebola caramelizada, batata doce), para não me apetecer nem café nem sobremesa no final.

Numa das marmitas desta semana levei a receita que partilho hoje: Feijão Azuki com Abóbora. Não estranhem por ela não ter pimenta, cominhos, caril, … É uma receita que aprendi no IMP4Instituto Macrobiótico de Portugal para ser feita para pessoas com problemas degenerativos e que devem comer comida mais limpa, e que eu simplesmente adotei como receita a repetir muitas vezes, principalmente quando o tempo arrefece e as abóboras são doces.

Na marmita, para além do feijão azuki com abóbora, levava também arroz integral com gomásio (com pouco sal), couve portuguesa escaldada, agrião salteado. Na minha marmita coloco sempre mais verdes, na do meu marido mais cereal e estufado de feijão.

Feijão Azuki com Abóbora (e como fazer uma marmita equilibrada e deliciosa)

Recipe by Dulce CostaCourse: Leguminosas e derivadosCuisine: Macrobiótica

Ingredientes

  • Feijão Azuki: 1 chávena de chá

  • Abóbora Hokkaido (ou manteiga/cabacinha) cortada em cubos pequenos: 3 chávenas

  • 1 tira de alga Kombu (3 a 6 cm)

  • Sal qb

  • Azeite (opcional): 1 colher de sopa

  • Cebolinho para servir (opcional)

Preparação

  • Lave e demolhe o feijão durante 12h.
  • Ao fim desse tempo, escorra o feijão e demolhe a alga Kombu durante 10 minutos.
  • Coloque a alga Kombu no fundo de uma panela, depois a abóbora e por cima o feijão, cubra generosamente com água e leve ao lume forte.
  • Quando começar a ferver reduza a chama e deixe cozinhar com a panela tapada. Vá verificando a água e, caso seja necessário, acrescente mais um pouco de água. Repita as vezes que forem necessárias.
  • Quando o feijão estiver macio, adicione sal, tempere com um pouco de azeite (se puder comer gorduras) e deixe cozer mais 10-15 minutos.
  • Sirva com cebolinho ou outra erva fresca.
Comentários

4 respostas

  1. Parece me uma boa receita,e pena usar recipiente em pl?stico,o pl?stico faz mal a sa?de e a natureza, s?o disruptiresvpara a diabetes, existem recipientes em vidro,bem mais naturais e n?o nocivos,vou fazer a receita, obrigada pela partilha

    1. Tem toda a raz?o, j? estava ? espera que me referissem isso. Este pl?stico ? apropriado para o efeito, e embora cada vez tenha menos pl?stico em casa, estou a acabar de usar o que tenho, porque tamb?m me parecia um desperd?cio estar a deitar fora. Para viajar com uma mochila cheia de coisas em transportes p?blicos o melhor s?o caixas mais leves como estas, e ? essa mais uma das raz?es pelas quais prefiro levar estas marmitas. Obrigada pelo seu cuidado e coment?rio.

  2. Fiquei com uma duvida relativamente a alga Kombu, coloca a alga para demolhar com o feij?o? e depois tamb?m na cozedura? Obrigado

    1. Ol? Vera.
      Obrigada por comentar.
      Eu lavo apenas a alga e coloco no momento de cozer. Se demolhar com o feij?o, vai perder minerais, porque deita fora a ?gua de demolhar.
      Dulce

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Dulce

Com formações e experiência nas áreas da Macrobiótica e no Mindfulness, desenvolvi o projeto Mil Grãos, onde o foco é oferecer-lhe informações, conhecimento, prática e experiências para uma vida mais Humana, Ecológica e Espiritual.

Veja todas as ofertas gratuitas que temos para si

Quer saber as novidades e receber todos os conteúdos em primeira mão? Subscreva a nossa newsletter:

Por favor aguarde...

Obrigada! Verifique o seu email por favor, para confirmar a subscrição.