Sexta-feira é dia de receita e hoje é de Tempeh – este alimento fermentado tradicionalmente a partir de feijão de soja. É uma excelente fonte de proteína e, por ser fermentado, tem uma digestão fácil. O melhor do mundo é o Salvatore, o Sal’s Tempeh.
Aqui fica a receita!
Receita de Tempeh
Recipe by Dulce CostaCourse: RefeiçõesCuisine: MacrobióticaIngredientes
Uma embalagem de Tempeh
3 colheres de sopa de shoyu (molho de soja)
3 colheres de sopa de concentrado de maçã
Azeite ou óleo de sésamo
Água q.b.
Preparação
- Corte o tempeh em tiras finas (0,5 cm ou um pouco menos)
- Pincele uma frigideira anti-aderente com azeite ou óleo de sésamo, e coloque as tiras.
- Deixe ficar cerca de 2 minutos de cada lado, mas verifique que adquiriu um tom dourado e que não está a queimar, porque depende da força do fogo (a esta operação chama-se “selar”).
- Repita até todas as tiras estarem seladas.
- Disponha todas as tiras no fundo de um tacho largo. Cubra com água, e acrescente o molho de soja e o concentrado de maçã.
- Leve o tacho ao lume e deixe ferver em lume médio até toda a água evaporar e as tiras adquirirem um tom castanho-brilhante.
- Sirva cerca de 3-4 tiras por pessoa.
Notas
- O tempeh é, originalmente, um fermentado de soja. Da marca Sal’s Tempeh já existe de feijão azuki e de grão de bico. É um alimento fermentado extremamente rico em proteína, e é a forma correta de comer feijão de soja branco. O sabor é particular, à primeira pode estranhar-se! Mas eu… adoro! Feito desta forma, substitui com muitas vantagens o queijo e fiambre nas “sandwiches”.