Apesar de o título deste artigo ser o nome da receita de hoje (Migas com Coentros com Pão da Mil Grãos), estive para dar este título ao artigo de hoje: Se um segundo pode fazer a diferença na tua vida, imagina um ano inteiro?
E depois mudei para: Terminar o Ano a falar do que me apaixona… a Terra, o pão, a macrobiótica, o mindfulness/heartfulness e… sustentabilidade, amor, ecologia, saúde integral, espiritualidade, família/comunidade, fermentados (não necessariamente por esta ordem e faltam algumas coisas).
Os títulos eram grandes e o que eu queria era mesmo perguntar se estás à espera do Ano Novo e para quê. Faz sentido esperar pelo dia 1 de um mês/ano para fazer aquilo que adias/anseias há tanto tempo? Vai e faz ainda hoje!!! Planeia, semeia, faz o que for preciso, mas não esperes por dia 1 de Janeiro.
Pediram-me uma receita com pão. O Pão da Mil Grãos foi/é um dos meus desafios de 2018, um caminho de aprendizagem: pelas pessoas que entraram/saíram da minha vida por causa dele, pelo Amor a esta arte, pelo vencer o medo de fazer pão bom para pessoas que não são amigos nem família, pela gratificação de ver “intolerantes a glúten” voltarem a comer pão sem sentirem desconforto no sistema digestivo, pelo desafio de ensinar pessoas a fazer pão bom com o que têm em casa: farinha comum, forno comum, frascos comuns, taças comuns, panos comuns…
Prometo publicar mais receitas com pão. Vou testar a minha receita de Pudim de Pão vegan e fica prometida uma publicação com ela.
A receita de hoje é muito simples, mas precisa de ser feita com ingredientes bons: pão, azeite e alho. Se puderem: utilizem alhos biológicos (não usem alhos desses gigantes e sem sabor); utilizem um bom azeite virgem (não usem azeite duvidoso, engarrafado em garrafas plásticas), utilizem apenas pão de levedação lenta e massa mãe (não usem o pão que tem melhorantes, fermentos e químicos sem fim). Vão ver que com muito menos quantidade de comida se sentem muito mais nutridos.
Migas com Coentros
Recipe by Dulce CostaCourse: RefeiçõesCuisine: MacrobióticaIngredientes
Amor/tempo/entrega – muito
Pão – 500 g (dormido/recesso/do dia anterior)
Cebola – 1 (Pequena)
Alho – 1 cabeça média
Azeite – 5 colheres de sopa
Coentros picados – 1 ramo (a gosto)
Água – a gosto (+/- 500ml)
Pimenta – a gosto (opcional)
Sal – a gosto
Preparação
- Corte o pão em cubos e reserve.
- Pique os coentros e reserve.
- Descasque os dentes de alho e a cebola e pique-os finamente.
- Coloque o azeite num tacho e junte a cebola e alhos picados. Mantenha em lume médio para não queimarem (se necessário acrescente uns pingos de água).
- Deixe refogar 7-8 minutos mexendo cuidadosamente, até a cebola focar translúcida.
- Enquanto faz o refogado, ferva a água com uma colher de chá de sal e deite-a sobre o pão. Reserve.
- Desligue agora o refogado e retire o alho e a cebola para um prato. Reserve.
- Com as mãos retire o excesso de líquido do pão e acrescente-o ao azeite que ficou no tacho; volte a colocar em lume médio cozinhe um pouco até começar a secar.
- Junte o alho e a cebola e mexa para envolver. Rectifique o sal. Neste momento pode ou não acrescentar um pouco de pimenta.
- Desligue e junte agora os coentros picados. Envolva bem. Rectifique a água ao seu gosto (as migas podem ser mais ou menos secas).
- Sirva de imediato, bem quente, com mais alguns coentros e um fio de azeite a enfeitar.
2 Responses
Estou a pensar seriamente mudar a minha alimentação e a minha filha sugeriu esta pesquisa, estou a gostar, esta receita parece ótima
Olá Isabel
Obrigada pelo comentário.
Parabéns por querer mudar a alimentação. A nossa saúde passa por aquilo que escolhemos comer, tem mesmo um impacto muito grande no nosso bem estar.
A comida macrobiótica é muito saborosa.
Um abraço
Dulce