No dia 23 de Janeiro entrámos em período de festas de aniversário. Entre pais e filhos, 5 das 6 pessoas desta casa fazem anos entre 23 de Janeiro e 29 de Março. Só de 29 de Fevereiro (sim, 29) a 29 de Março fazem 4 destas pessoas. A sexta pessoa faz no início de Maio. Até sentimos alívio quando terminam estas festas seguidas, tal como se sente alívio depois do Natal e do Ano Novo. Então não é por acaso que surge esta receita de bolo de canela!
Em Janeiro publiquei no Instagram uma fotografia do bolo do primeiro aniversariante. E pediram-me a receita. Prometi que a publicava e hoje cá está ela!
A base deste bolo de canela é muito simples, faz-se com os substitutos normais de ovo e açúcar, e adaptei-a de uma do Marco Fonseca, feita no Instituto Macrobiótico de Portugal.
O recheio e cobertura de “ovos moles” vegan são conseguidos à custa de abóbora. Quem já veio aos Workshops da Mil Grãos sabe que substituo muitas vezes o doce de ovos por este recheio e que é mesmo, mesmo bom.
As nozes foram caramelizadas primeiro: coloquei numa taça nozes e misturei com geleia de arroz. Depois espalhei-as num tabuleiro forrado com papel vegetal, e levei ao forno a 130ºC até dourarem (a geleia ferve e faz “espuma”, e isso é normal).
Bolo de canela com cobertura de “ovos moles” vegan e sem açúcar
Recipe by Dulce CostaCourse: Doces e SobremesasCuisine: MacrobióticaIngredientes
- Ingredientes secos
Farinha de trigo T55 ou de espelta: 260g
Farinha de araruta ou amido de milho: 15g
Fermento para bolos: 1 saqueta ou 8g
Bicarbonato de sódio: 1 colher de café
Canela: 1 c. de sopa rasa
- Ingredientes húmidos
Geleia de arroz: 150g
Bebida vegetal de arroz: 170g
Tâmaras descaroçadas: 50g
Óleo de girassol desodorizado: 150g
Farinha de linhaça: 1 colher de sopa
Sal: pitada
Limão: raspa de meio (ou a gosto)
Sumo de limão: 1 colher de sopa
Sumo de maçã: 50ml
Preparação
- Preparação do Bolo
- Pré-aqueça o forno a 200ºC.
- Forre uma forma com papel vegetal ou pincele-a com óleo vegetal e polvilhe com farinha.
- Numa taça junte todos os ingredientes secos e envolva bem.
- Noutra taça junte todos os ingredientes identificados como húmidos e bata com a varinha mágica até obter uma mistura cremosa e borbulhante. Também pode fazer isto num processador de alimentos ou bimby.
- Junte os ingredientes húmidos aos ingredientes secos e envolva, sem bater.
- Coloque a mistura numa forma, baixe a temperatura do forno para 180ºC e coloque o bolo no forno.
- Ao fim de 30′ verifique se está cozido com um palito. Se estiver retire e deixe arrefecer numa grelha. Se não estiver cozido, deixe ficar mais um pouco de tempo.
- Cobertura de abóbora
- (Foi feita a olho, já com o bolo frio)
- Coloquei abóbora descascada num tacho, com uma película de água no fundo, pitada de sal e pau de canela. Deixei cozer. Retirei o pau de canela e a água em excesso. Juntei raspa de limão e triturei.
- Juntei 3 colheres de sopa de geleia de arroz (pode ser mais ou menos, conforme o gosto) e duas colheres de farinha de araruta e uma de chá de agar-agar dissolvidas num pouco da bebida de arroz. Levei de novo a ferver.
- Ainda com a cobertura morna (para não solidificar) recheei e cobri o bolo.
- Decorei no final com as nozes.