Esta altura do ano (Final de Verão/Outono) é abençoada em alimentos que eu adoro. As frutas têm a cor (amarelo e laranja) e formatos (recondos) adaptados àquilo que a estação pede, os vegetais também, e é tão fácil fazer pratos saborosos e doces (como este gelado de dióspiro), sem qualquer adição de açúcar ou outro adoçante.
Nesta altura do ano não se comem gelados, mas sim alimentos quentes e cozinhados, que estão muito mais adaptados às necessidades que o meu corpo no final de Verão e início do Outono.
Então porque é que publico um gelado de dióspiro agora? Porque é agora que em minha casa há abundância de dióspiros (caquis). As árvores enchem-se de dióspiros que amadurecem em simultâneo, os meus vizinhos dão-me às caixas, o quintal do meu sogro também produz em abundância.
O que é que eu faço? Para além de comer e dar grande parte da produção, congelo a polpa de muitos dióspiros em caixas individuais. Quando vem o calor faço este gelado de dióspiro que leva apenas 2 ingredientes, e que é tão doce, mas tão doce que satisfaz até o paladar mais guloso.
Publico agora a receita, porque só agora é que têm oportunidade de congelar esta fruta maravilhosamente doce e saborosa.
Gelado de Dióspiro (Caqui)
Recipe by Dulce CostaCourse: Doces e SobremesasCuisine: MacrobióticaIngredientes
450 ml de polpa de dióspiro (caqui)
50 ml de sumo de laranja (opcional)
Preparação
- Bater tudo com varinha mágica (ou processador de alimentos, ou robot de cozinha)
- Servir de imediato em tacinhas individuais (na fotografia coloquei um topping de morangos desidratados).