Puré de batata doce e castanhas para celebrar o início do Outono

Puré de batata doce e castanhas - Mil Grãos

Índice

Esta receita de puré de batata doce e castanhas é perfeita para esta estação. Gosto muito do Outono, mesmo muito.

Gosto das cores, das temperaturas mais baixas, das primeiras chuvas, de observar as folhas que caem das árvores e dos tapetes que elas formam, do recolher mais cedo, do vento, do cheiro da terra e da abundância de alimentos desta época.

Nesta altura temos vegetais mais densos, nutritivos e que podem ser guardados (abóboras, batata-doce); frutas doces e menos ricas em água (dióspiros, castanhas, peras rijas), oleaginosas ricas em gordura (nozes, pinhões), frutas que desidratámos no Verão (figos, alperces), as leguminosas (feijões, grão-de-bico, lentilhas) e cereais (arroz, cevada, trigo, milho) já secos e prontos para serem guardados de forma a serem consumidos ao longo do ano.

A Natureza parece que nos está a pedir para recolher e apetecem-nos refeições reconfortantes e nutritivas.

A que apresento hoje faz as minas delicias. É doce, sabe as castanhas sem ser tão densa quanto elas e rima com o Outono de forma perfeita. Este puré de batata doce e castanhas celebra o Outono em cada célula do meu corpo.

Para além de tudo é simples, como quase todas as receitas que eu publico, e pode dar um toque requintado num almoço de domingo.

Puré de batata doce e castanhas para celebrar o início do Outono - Mil Grãos
Nota: neste prato o puré de batata doce e castanhas acompanha tofu salteado com couve-flor, micro-vegetais (girassol) e chucrute.

Puré de batata doce e castanhas para celebrar o início do Outono

Receita por Dulce CostaCategoria: Leguminosas e derivadosCozinha: Macrobiótica

Ingredientes

  • Batatas doces descascadas: 500g

  • Castanhas descascadas: 160 g (ou 200g tiverem casca)

  • Azeite: 2 colheres de sopa

  • Miso branco: 1 colher de sopa

  • Sal: q.b

Preparação

  • Coza as batatas doces e as castanhas juntas em lume brando, num tacho com 1 cm de água no fundo. Vá verificando se a água evapora e, se for necessário, acrescente mais um pouco.
  • Quando estiverem tenras (cerca de 20 minutos) desligue. Coloque-as no copo da varinha mágica ou num processador de alimentos, junto o azeite o miso branco e triture até obter um puré. Rectifique a textura com um pouco de água quente e o sal.
  • Sirva com cebolinho picado.
Comentários

Dulce

Com formações e experiência nas áreas da Macrobiótica e no Mindfulness, desenvolvi o projeto Mil Grãos, onde o foco é oferecer-lhe informações, conhecimento, prática e experiências para uma vida mais Humana, Ecológica e Espiritual.

Subscreva a nossa newsletter e receba um ebook de sobremesas

Quer saber as novidades e receber todos os conteúdos em primeira mão? Subscreva à nossa newsletter: