Hoje é dia 16 de Fevereiro de 2019 e reabre a quinta/loja do Projeto Romã. Este Projeto merece uma publicação num blog de macrobiótica e mindfulness, porque os princípios de vida são completamente idênticos aos da macrobiótica e o modo de vida não podia ser mais no momento presente e com todos os valores do mindfulness.
O Projeto Romã é um projeto de vida de um casal, a Tatiana e o Cláudio, que criaram e vivem numa quinta vegan, onde não se utilizam quaisquer produtos de origem animal (nem para fertilizar a terra).
Como eles dizem: “O Projeto Romã é um projeto de vida, centrado na alimentação, procuramos qualidade, autenticidade e pureza nos nossos produtos. Fazemos um agricultura vegan (natural, sem produtos de origem animal e sem químicos), temos preocupações ambientais bem fundamentadas, banimos o plástico descartável, temos unicamente casa de banho seca e produzimos a nossa própria energia, temos um nível de auto-suficiência elevado. O Projeto Romã é um projeto alternativo, coerente e bem real que representa o sonho de uma vida mais humana. Abrimos o nosso espaço a todos o que se identificam connosco e que procuram uma alimentação vegana de excelência.”
Mas este projeto não vive sem estar no mundo, e a Tatiana e o Cláudio têm os pés bem assentes na terra. Todos os produtos que saem das suas mãos, quer sejam as hortícolas, quer os queijos vegan, são de grande qualidade e devem ser valorizados também por isso.
Ao longo dos anos, recolheram informação que lhes permite ter um conhecimento profundo sobre as escolhas que fazem e que, com generosidade e disponibilidade, partilham com quem os visita.
Se fores lá, não vás como turista, não vejas apenas com os olhos e a curiosidade básica. Vai como observador e participante de uma mudança urgente no mundo, por ti, pelas crianças do mundo, por todos os seres vivos e pelo nosso planeta Terra.
O Romã é uma referência, e mais do que um local para visitar é um local para aprender a fazer mudanças que nos levem num caminho de maior sustentabilidade e consciência. Eu diria que é como uma pedra no centro de um lago, que vai repercutir em ondas até às margens e chegar a todos os que precisam de um impulso para iniciar ou manter uma mudança coerente de vida.
Como dizia antes, os produtos existentes na quinta/loja, são de uma qualidade, autenticidade e pureza que eu creio que serão difíceis de encontrar noutro local com esta mesma energia e capacidade de nutrirem o nosso corpo físico. Valorizar o trabalho de um agricultor e de uma artesã faz parte de criar um mundo de valores humanos, um mundo sustentável, um mundo compassivo e de autenticidade.
A partir de hoje o Projeto Romã terá dias em que terá a loja aberta. Se não puderem ir hoje ao dia aberto, não percam a oportunidade de irem lá noutro dia, e quem sabe, começarem ali a comprar as vossas hortícolas, detergentes, óleos, especiarias, chás, queijos vegan e o pão (da Mil Grãos).
- Morada do Projeto Romã: Estrada Principal de Algeruz – Palmela 2950-077
- Telefone: +351 960 359 434
Uma resposta